quarta-feira, 11 de junho de 2014

Carteira de motorista - desmistificando o MITO!!! - parte 1: Demora

Olá pessoal,

O tempo está mesmo voando, lá se foi o primeiro mês e parece que quanto mais check damos na lista de coisas para fazer mais ela cresce! E a Copa do Mundo tá aí!! Eu lembro do dia que o Brasil foi escolhido para ser a sede dessa Copa, lá em 2007... pois é, demorou muito, mas chegou!

Bom vamos ao que interessa: o assunto do post, a tão temida carteira de motorista quebecois! Bom eu digo tão temida, porque foram inúmeros post que eu li antes de vir, várias pessoas falando sobre os principais erros dos imigrantes e várias histórias de lugares onde não fazer a prova, pois ninguém passa... e por aí vai.

(Adendo: Como tudo nesse blog, quero reforçar que essa é uma visão pessoal, baseada na nossa experiência aqui, ok?)

Dito isso, vou contar como foi o meu processo para trocar a carteira brasileira pela de cá para mostrar que - novamente na nossa visão - não há muito o que temer pois, o processo em si é muito simples, nem um pouco burocrático e a prova prática é beeeeem mais fácil que a do Brasil (falo de São Paulo, onde tirei minha habilitação no Brasil).

Vamos lá:

Mito 1: O processo todo é muito demorado (experiência: depende)

Eu sempre ouvi esse conselho de que devemos sempre iniciar o processo quanto antes porque demora muito. Em relação a começar cedo eu concordo. É melhor você iniciar esse processo logo, pois quem tem CNH no brasileira pode pedir aqui a 'troca' da carteira pela daqui do Quebec, mas esse processo tem que ser iniciado em até 6 meses que você está aqui. Por que isso vale a pena? Porque você não precisa fazer autoescola nem nada, apenas as provas teórica e prática e voilà. Mas se você perder esse prazo, aí vai ter que fazer tudo aqui como se fosse um adolescente de 16 anos tirando a carteira, ou seja, todas as aulas e tal e ainda por cima vai tirar uma carteira provisória semelhante a permissão de direção do Brasil, no primeiro ano. Então, mesmo que você não pretenda dirigir tão cedo aqui, vale a pena fazer logo o processo para não perder essa vantagem. Fora que fica muito mais barato do que pagar todas as aulas práticas...

Primeiro passo, fui até o consulado brasileiro pedir a tradução da CNH. Eles fazem esse serviço lá e atualmente custa pouco mais de CAD 18 . O problema é que sendo a segunda semana de maio, todo mundo tava tirando visto para ir pra Copa no Brasil, o que quer dizer que lá estava muito cheio, perdi algumas horas lá para fazer isso. Não sei se foi sazonal, mas a questão é que nisso eles me pediram o prazo de 3 semanas para fazer a tradução. Ok, bora fazer o segundo passo, ligar para a SAAQ (Société de l'Assurance Automobile du Quebec), equivalente ao Detran brasileiro - para marcar um horário para levar os documentos e dar entrada no processo, nesse mesmo dia você pode fazer a prova teórica inclusive.

Tudo certo, liguei lá e fui super bem atendido, e qual não foi a minha surpresa quando a moça da SAAQ me ofereceu para fazer o rendez-vous dois dias depois! Seria ótimo, mas sem tradução da carteira não adiantava, pedi para ela ver uma data mais para frente e ela me ofereceu 6 de junho. Perfeito, eu ia buscar a tradução na quarta, dia 4/6 então tranquilo. (Bom até aí, deu pra ver que eu não tive problemas com datas muito longas, não sei se foi o período do ano, só sei que não posso reclamar).

Então na sexta-feira passada eu fui lá, entreguei os documentos, fiz exame de vista no guichê deles mesmo, tirei foto tudo por lá mesmo, sem burocracia, só um pouco demorado, contando a 1h de prova teórica foram 3h de chá de cadeira. Terminada a prova teórica eles te dão a opção de marcar a prova prática lá mesmo ou depois, por telefone. Já que estava lá, peguei outra senha e esperei mais um pouco. Quando fui chamado outro susto, a moça do guichê virou e disse: - Tenho uma data para segunda feira, às 13h50, você quer? Imagina o susto, estava esperando algo para julho ou agosto, mas ela ofereceu para segunda-feira. Como não ia ter tempo de fazer nenhuma aula prática pelo menos perguntei o que ela tinha mais para frente. Aí sim ela disse, só em agosto. Ok, pode me dar a data de segunda que tá ótimo!

Resultado: na segunda fiz o teste, passei e a carteira deve chegar aqui em casa na semana que vem! Ou seja, dei entrada lá no dia 6 de junho e minha carteira deve chegar em casa até o dia 16 de junho. Detalhe: depois que você passa no teste eles te dão um papel que serve de carteira provisória até a sua chegar em casa, então na realidade o meu processo todo para a obtenção da carteira levou 4 dias corridos, com um final de semana no meio!

Óbvio que essa não é a regra, mas serve para mostrar que esta questão de data depende muito. Outro ponto interessante é que, depois que você pegou uma data você pode ligar lá várias vezes para tentar mudar, como muita gente muda a data para frente, você pode conseguir antecipar o seu também. Depende da sua persistência. O próprio SAAQ te recomenda isso.

Bom, o post ficou muito longo, então vou deixar para falar sobre o mito da dificuldade das provas num próximo post.

À bientôt,




2 comentários:

  1. concordo com voce. O povo escreve e aumenta muito.Ainda não sei porque, talvez para ter assunto e manter focados, sei la. Tirei minha carteira aqui na parte inglesa na ponta oeste do canada , em vancouver e foi relativamente fácil. Teste fácil e road test tbem fácil. Mesmo não passando na primeira vez, pque cometi erros básicos, tipo não conhecia ruas e avenidas e estava passando por elas a primeira vez, entao não vi placas de sinalização e andei devagar onde não precisava, não fiz muito o shoulder check, etc..Ainda assim o teste foi barbada perto do meu que fiz em Brasilia. Tambem saliento que depende de muitos fatores, mas o mito que era divicil caiu em terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por aí mesmo Marília, quando fiz o post estava pensando exatamente nisso.. tem muita gente que valoriza muito isso, como se fosse um mega evento super difícil, quando na verdade é bem simples. Fora o atendimento do Dentran deles aqui... não sei como é aí na costa oeste, mas o SAAQ aqui funciona que é uma beleza... até pra comprar carro e tirar a placa... fiquei fã deles... rsrs

      Excluir