sexta-feira, 30 de maio de 2014

Landing

Olá pessoal, desculpem-nos o sumiço, mas os primeiro dias em terras canadenses são realmente bem intensos! Há uma lista enorme de coisas para fazer e, com 2 crianças, o cronograma fica um pouco mais difícil de ajustar... mas graças a Deus, as coisas vão se acertando e com jeitinho e paciência dá para resolver a maioria delas.

Bom, hoje faz 25 dias que estamos aqui e parece que já são uns 5 meses... então tem bastante assunto para postar. Mas para facilitar a vida de quem tá buscando informação sobre todo o processo de imigração, resolvemos dividir os posts por temas. Como o título deste post indica, vamos falar do landing.

Não dá pra dizer que foi uma viagem simples... quase 300 kg de bagagem, as crianças e apenas 3 adultos não tinha muito como ser, mas pelo que poderia ser, até que foi fácil. Temos muito que agradecer a nossa família querida que nos ajudou muito nessa logística. Uma vez com as bagagens despachadas, o resto da viagem foi bem tranquila. Em Newark, quando tivemos que retirar as malas e despachar de novo, 10 dólares para o rapaz das malas resolveram nosso problema. Aliás, nos EUA nunca tivemos problemas quanto a isso, pelo contrário, pela nossa experiência, o pessoal sempre é muito simpático e solícito.

Bom, quanto ao landing em si, só posso dizer que foi muito mais tranquilo do que imaginávamos. Nada de salas apertadas, com cara de delegacia de seriado norte-americano, ou horas de espera... o processo foi super tranquilo.

Não sei se demos sorte por ter chegado numa segunda-feira, mas quando desembarcamos em Montreal, só tínhamos nós para fazer o processo de imigração. Você sai normalmente do voo, pega as malas e perto da saída uma oficial te indica para entrar a esquerda e se dirigir aos guichês. Lá outra oficial de imigração recebeu nossos documentos, fez algumas perguntas de praxe, bem semelhantes as que preenchemos nos formulários do processo federal e pediu o CSQ. Depois pediu para esperarmos um pouco enquanto eles arrumavam nossos documentos: os formulários de confirmação de imigração (documento importante, que vc deve guardar porque vai usar para tudo até chegar seu cartão de residente permanente).

O processo todo no final deve ter levado uns 40 minutos. O atendimento foi tranquilo, sério, mas nada pesado como acontece nos EUA dependendo do humor do oficial da alfândega. Eu digo que, para quem passou por todo o processo de imigração, essa não deve ser uma fase a se preocupar.

Na saída nós tínhamos contratado o serviço de airport pick up da empresa que nós alugamos a casa para ficar nos 2 primeiros meses. Para nós foi ótimo, pois marcamos com o cara dentro do aeroporto ele veio com um carro enorme (que por pouco quase não coube todas as malas) e já estava com a chave da casa, então nós saímos do aeroporto direto para dentro de casa.

Bom, acho que é isso, em breve posto mais sobre os primeiros dias...

À bientôt,
;)

Um comentário:

  1. 10 malas!!! Nossa! Adoramos o relato, principalmente a dica airport pick up (com criança pequena faz muita diferença).
    Aguardaremos os próximos posts!

    Abraços!
    Femme

    ResponderExcluir