terça-feira, 29 de abril de 2014

Garderies

Este certamente é um dos assuntos que mais preocupam aqueles que imigram com filhos pequenos. Nós lemos muito sobre o assunto em vários blogs, o que aliás foi uma de nossas principais fontes de informação, e por isso resolvemos compartilhar aqui um pouco da nossa experiência.

Este deverá ser apenas o primeiro de alguns posts sobre o assunto, uma vez que ainda estamos no Brasil e nossa experiência ainda se restringe a busca por uma garderie.

*Foto ilustrativa (Google Imagens)
Para começo de história, e para quem é novo no processo, garderie ou daycare é como se chamam as escolas para crianças em idade pré-escolar (*Tudo que estou falando aqui é fruto de pesquisa, caso tenha alguma informação incorreta ou incompleta por favor comuniquem e compartilhem a informação correta). No Quebec, as crianças começam a ir pra escola com 5 anos, mas nessa idade é facultativo, obrigatório mesmo só a partir dos 6 anos.

Daí, para quem trabalha e precisa deixar seu filho na "creche" existem as garderies. Existem alguns tipos de garderies, o mais popular e abundante são as 'garderies en milieu familial' ou creches em meio familiar. Essas são as mais fáceis de encontrar vaga. Normalmente consiste em uma educadora reconhecida pelo governo que recebe até 6 crianças em sua casa e cuida delas num período determinado, normalmente entre 7h e 17h30 mas esses horários variam de uma para outra. Bom, não temos nenhuma experiência ainda, como disse anteriormente, mas pelo que li e pelo que conversei com quem já mora no Quebec o problema desse sistema é que tudo depende da pessoa que vai cuidar do seu filho. Certamente existe muita gente competente e preparada que vai cuidar do seu filho com carinho e que irá utilizar um sistema pedagógico para o melhor desenvolvimento dele, mas também já ouvi história reais de pessoas que descobriram depois de um tempo que a "educadora" servia uma refeição balanceada para as crianças com o que sobrava na sua geladeira. Fica a critério de cada um, e como tudo no Quebec, se você tiver uma boa indicação, pode ser uma opção interessante.

Além dessas existem as CPEs, (Centre de la Petit Enfance) que são as garderies públicas. Essas são sempre bastante elogiadas e conseguir uma vaga nelas é sempre motivo de bastante alegria. Também não é para menos, normalmente as pessoas se inscrevem na lista de espera delas quando começam a pensar em engravidar (deu pra entender qual é o nível de dificuldade para se conseguir uma vaga?). Existem alguns critérios também que lhe dão prioridade na lista, como morar no bairro atendido pela escola, ter um filho já estudando lá também ajuda, mas nada que garanta menos de ano de espera (novamente, pelo que ouvimos falar).

Há também as garderies de "contribuição reduzida" que aparentemente são particulares, mas que recebem subsídios e cobram o preço da CPE, ou seja 7 dólares por dia. Essas também são bem difíceis de achar vaga, devido ao preço, e nós particularmente não achamos nenhuma com vaga este ano.

- Parênteses para falar de preço:
As garderies públicas tem esse preço de 7 dólares por dia para cobrir as refeições, que incluem uma refeição quente (almoço) e dois lanches (collations), as que são subsidiadas também cobram a mesma coisa. Já as de meio familiar e as privadas tem para todo o gosto (e bolsos). A mais cara que eu já vi, em Montreal, foi 70 dólares por dia.
Mas aí existe um detalhe bem importante que faz toda a diferença: você pode pedir um auxílio do governo para pagar a garderie privada do seu filho e dependendo da sua renda ele pode pagar até 75% do que exceder os 7 dólares por dia, limitado a 25 dólares por filho.

Voltando, agora vou falar do que optamos: as garderies privées. Não é a opção mais barata, mas é a opção que tem vaga e que nos sentimos mais seguros em deixar os meninos, até porque temos um de 3 anos e outro com menos de 6 meses, então não dá para ir trabalhar e deixar num lugar que num lugar no qual vamos ficar preocupados o tempo todo. Mas isso vai de cada um. 

Com isso em mente, focamos na busca por garderies privadas de até 40 dólares por dia. Assim conseguimos achar alguma opções com vagas para os dois (o que também foi outro fator dificultante, devido as faixas de idade diferentes) e já marcamos alguns rendez-vous para a semana que chegamos (que é a semana que vem!).
Então, quem sabe, na próxima semana teremos novidades para postar aqui sobre nossa experiência com mais esta etapa. E, se Deus quiser, com uma garderie para as crianças!

Alguns links importantes:

Ma Garderie - site que concentra milhares de garderies em Quebec. Ele tem avaliações, fotos, dados e o mais importante, ele te diz se tem vaga ou não. Ótima ferramenta de busca para quem tem filhos pequenos.

Benefícios e auxílio do governo Federal: aqui e aqui
Provincial: aqui

sábado, 12 de abril de 2014

Quem disse que é fácil?

Toda a mudança não é fácil. Mudar em si requer sempre que você saia de sua zona de conforto. E mesmo as pequenas mudanças muitas vezes geram angústia, inquietações, dúvidas. Se isso ocorre nas pequenas coisas da vida, imagine então o que não é imigrar
Para quem começa o processo agora, ainda vai passar por várias fases algumas de angústia, outras de esperança, muitas de dúvidas. É claro que isso varia muito de pessoa para pessoa, de processo para processo (o nosso então, que se arrastou por 2 anos e meio teve vários momentos desses, mas isto é assunto para outro post).

Eu e minha esposa até que lidamos bem com mudanças, nos últimos dois anos montamos e desmontamos 3 apartamentos por causa do processo. Mas não foi fácil. Até aí tudo bem, mas a coisa complica quando você tem filhos...
Graças a Deus, nossos pequenos tem aceitado bem toda essas mudanças, mas alguns efeitos acabam sendo visíveis. O mais velho, que já está próximo de completar 3 anos, já passou por 2 escolas, já morou em 2 cidades e 3 apartamentos diferentes e agora vai partir para um lugar onde não vão falar a língua dele com ele.
Penso que tudo na vida são experiências que servem para nos fazer crescer, nos fortalecer, mas ver seu filho perguntar para você: "quando vamos para casa, papai?", não é fácil. Explicar para ele então que ainda vamos rodar a casa de parentes por algumas semanas, e que vamos chegar numa casa em Montreal, mas mudar para outra 2 meses depois, muito menos. Mas quem disse que imigrar é fácil? Quem disse que seria mamão com açúcar conquistar o melhor para sua família? E isso porque ainda não estamos lá, com todas as dificuldades da adaptação que naturalmente devem aparecer e que todos que já passaram por essa fase podem dizer com muito mais propriedade.
Mas como eu disse, tudo serve como aprendizado. Se você ainda está no início do processo, só digo que tenha perseverança!

Se você tem filhos, não deixe de explicar, sempre, tudo para eles. Pode não parecer, mas eles entendem.
Imigrar é uma escolha, e como toda a escolha, vai levá-lo a abrir mãos de outras coisas, de outras possibilidades. Isso não é bom nem ruim, mas é preciso ter a consciência de que abrir mão das coisas é parte de vida e é essencial para abrir espaço para as novas que virão!
Não pretendo aqui ensinar ninguém a viver, lógico - quem sou eu pra isso?! Mas essa foi a nossa experiência. Muita gente acha que imigrar com 2 crianças (uma de 3 anos e outra de 4 meses) pode ser loucura. Mudar de país, de vida, ficar longe da família... Mas temos certeza de que mais pra frente, diante das oportunidades que eles terão, da segurança, da qualidade de vida tudo isso terá valido a pena.
Mas é isso, desculpem o desabafo e força para quem ainda no processo, que um dia o passaporte com os vistos chega!!!


terça-feira, 8 de abril de 2014

Quebec continua no Canadá... pelo menos por enquanto



















Para quem estava preocupado com esta eleição de abril e com a possibilidade do Quebec seguir a linha da Criméria, na Ucrânia, pode respirar mais aliviado. O partido liberal ganhou e uma ampla vantagem nessa eleição, conquistando 70 das 125 cadeiras na assembleia nacional e elegendo o primeiro ministro.

Ainda não conheço amplamente o sistema político do Quebec para compreender (e muito menos tentar explicar) o significado dessa derrota do partido separatista Parti Québécois, mas pelo visto parece que a população não está tão disposta a defender uma bandeira de independência assim e, com o aumento dos imigrantes, acho que isso tende a se intensificar.

Para quem quiser se informar sobre o assunto, essa matéria da The Economist é bem interessante:



sexta-feira, 4 de abril de 2014

Falta só 1 mês!

Hoje falta apenas 1 mês para embarcarmos! São tantos os preparativos, estamos na correria. 
Já vendemos os móveis, a mudança sai segunda. Aí vamos ficar esse ultimo mês acampados na casa de parentes, aproveitando para se despedir. Mas ainda nem terminamos nossas malas, não sei como vamos conseguir colocar toda uma vida em apenas 8 volumes!! Vai ser um desafio e tanto.
Precisamos fechar o seguro saúde, provavelmente será o GTA que tem um plano Prata que é bem em conta, tipo menos de mil reais para uma família de 4 pessoas. Sobre nossas passagens, vamos de United com escala em Newark. Conseguimos por 25.000 pontos pelo TAM Fidelidade. Foi por Deus, conseguirmos tão barato assim e bem na data que queríamos dia 04 de Maio. Compramos no final de Fevereiro e tivemos que ligar, pois pelo site não dá para comprar passagens com pontos para Montreal.
Pelo menos já resolvemos nossa chegada lá. Reservamos um apartamento mobiliado para passarmos os primeiros dois meses, considerando mudar em 1 de Julho, que dizem ser a principal data para contratos de aluguel. Sobre o apto, alugamos um de 1 quarto super bem localizado, a apenas 2 quadras do metro. Fechamos com o Studio Meuble, eles são bem organizados, podemos efetuar o deposito de reserva pelo Paypal. O apartamento tem tudo só precisamos levar nossas malas, tem desde utensílios de cozinha ate internet. Eles também disponibilizam um serviço de buscar no aeroporto, como vamos chegar com 2 crianças e muitas malas achamos muito boa essa opção. E como o motorista é da própria empresa ele já vai estar com as chaves do apartamento, assim fica bem mais pratico e tranquilo. Depois que chegarmos lá contamos o que achamos do serviço e do apto.
Ah acho que é isso, agora falta pouco, to contando os dias!